Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Prestação de Serviços em Recursos Humanos, de trabalho Temporário, de mão de obra especializada e não especializada, de Asseio, Conservação, Limpeza Urbana e Áreas Verdes de Juiz de Fora e Região.

Notícias » 4º Congresso Ordinário da UGT MG

Diretoria da UGT-MG é reeleita em congresso e continua à frente da central mineira nos próximos quatro anos

 

Com o auditório cheio e a presença de lideranças de várias entidades e regiões do Estado, a União Geral dos Trabalhadores de Minas Gerais realizou nessa segunda feira, 25/03, seu 4º Congresso Ordinário, em Belo Horizonte.

 

Com a aprovação da maioria absoluta dos delegados presentes, a atual diretoria da UGT-MG foi reeleita para o próximo mandato (quadriênio 2019-2023), tendo à frente o presidente Paulo Roberto da Silva. Ele agradeceu mais este voto de confiança e a reafirmou a disposição de continuar atuando na defesa dos interesses da classe trabalhadora.

 

Paulo Roberto prometeu empenho e conclamou as lideranças a não se deixarem abater perante os vários desafios que são postos a cada dia ao movimento sindical. São nos momentos difíceis que devemos mostrar nossa competência, declarou.

 

Além da presença significativa de sindicalistas da base ugetista, o evento foi prestigiado pelo presidente nacional da UGT, Ricardo Patah, o vice-presidente da UGT-RJ, Manoel Meireles, e o presidente da Força Sindical Minas, Vandeir Messias.

 

Mudanças estatutárias

Os delegados presentes ao 4º Congresso também aprovaram as mudanças propostas pela Comissão Operativa no Estatuto da entidade. Entre as quais, a redução no número de secretarias, ação que se faz necessária diante do cenário de incertezas financeiras que se apresenta para o movimento sindical.

 

Primeiro, com as novas regras impostas pela Reforma Trabalhista e, agora recentemente, com a Medida Provisória 873, que alterou as formas de recolhimento da contribuição sindical, atingindo mortalmente as entidades sindicais.

 

Palestras

Alias, a MP 873 foi um dos temas do seminário O futuro do trabalho e a ação sindical, realizado durante o 4º Congresso Ordinário da UGT-MG. A palestra foi proferida pelo advogado e desembargador aposentado do Tribunal Regional do Trabalho 3º Região (TRT 3), Antônio Fernando Guimarães.

 

Também foram ministradas palestras sobre a reforma da Previdência, com o advogado especialista em Direito Previdenciário, Anderson Avelino, e o professor, ex-juiz do trabalho e juiz federal aposentado, João Bosco Leopoldino.

 

O seminário foi aberto com a palestra Negociação Coletiva, a cargo do professor e desembargador federal do Trabalho aposentado, Antônio Álvares da Silva. Os temas foram escolhidos por serem os que mais têm gerado preocupações nas entidades sindicais.



Data:29/03/2019
Fonte: SINTEAC JF
voltar