Notícias » Assembleia com os trabalhadores da Planejar

Na segunda-feira, dia 19 de junho, dirigentes do Sinteac se reuniram em assembleia na sede do Sindicato com os funcionários da empresa Planejar Terceirização que trabalham ou já trabalharam como auxiliar de serviços gerais para a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Em pauta estava a proposta feita pela Planejar sobre o pagamento do adicional de insalubridade para os trabalhadores.

O Sindicato já havia ajuizado uma ação coletiva contra a Planejar e a UFJF reivindicando o pagamento do adicional de insalubridade, conforme orientação da Súmula 448 do Tribunal Superior do Trabalho, a qual determina o pagamento de insalubridade a todos os trabalhadores que exercem a função de limpeza em banheiros públicos de grande circulação em seu índice máximo à proporção de 40%.

Em razão da ação ajuizada, a empresa apresentou como proposta conciliatória o pagamento dos valores retroativos a todos os funcionários de acordo com o tempo em que prestaram serviços nesta função. Esta proposta foi apresentada aos presentes e aceita em unanimidade.

Cada trabalhador presente na assembleia pôde ter acesso ao valor que irá receber da Planejar por meio de cheque a partir do dia 20 de setembro de 2017, na sede do Sindicato.

Durante a reunião foi explicado também que, conforme informação repassada pela empresa, esta passará a contar com funcionários exclusivos para exercerem a limpeza dos banheiros nas dependências da UFJF e que estes receberão o percentual determinado pela Súmula.

Participação dos trabalhadores

A assembleia começou às 17h30 e contou com a participação maciça dos trabalhadores da Planejar, diferente da primeira chamada, que ocorreu no dia 7 de junho, em um amplo salão alugado no Serrano Residencial Hotel, na Rua Santa Rita, no qual estiveram presentes apenas cinco trabalhadores. Devido a falta de quórum, a assembleia precisou ser adiada para o dia 19 de junho.

O Sinteac alerta aos trabalhadores que os custos com o aluguel do salão, assim como o da divulgação do edital de convocação publicado no jornal Diário Regional, saem do bolso do próprio trabalhador, portanto, a não participação na luta pelos seus direitos não prejudica somente você, mas toda a categoria. Lute e participe.

Sinteac, sempre ao lado do trabalhador! #sinteacjf

Data:20/06/2017