Notícias » Dia da Consciência Negra

Hoje, dia 20 de novembro se comemora o dia da Consciência Negra em todo o território Nacional! A data faz referência ao falecimento do líder do Quilombo dos Palmares, Zumbi dos Palmares, que lutou pelos africanos escravizados durante o período colonial.

O “Dia da Consciência Negra” surgiu inicialmente no Governo Lula (2003-2010) que determinou a temática sobre História e Cultura Afro-Brasileira tornando obrigatório o estudo nos ensinos fundamental e médio nos estabelecimentos oficiais e particulares. Porém foi somente através da Lei 12.519 de 10 de novembro de 2011, no governo de Dilma Rousseff, que essa data foi oficializada, intitulada de o “Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra”, não constituindo feriado nacional. Alguns estados adotaram a data como feriado: Rio de Janeiro, Mato Grosso, Alagoas, Amazonas, Amapá e Rio Grande do Sul.

A data é de suma importância para serem lembrados temas de relevância para nossa sociedade como o racismo, a discriminação, igualdade social, inclusão do negro na sociedade, religião e cultura afro-brasileiras e todo o legado que nos foi deixado.

Data:20/11/2020