Notícias » MPT lança campanha

A Coordenadoria Nacional de Promoção da Liberdade Sindical (CONALIS) do Ministério Público do Trabalho lançou neste mês de maio a campanha Maio Lilás, que lembra a importância de discutir a liberdade sindical e da participação dos trabalhadores na atuação dos sindicatos para a promoção da defesa dos seus direitos. De acordo com o procurador-geral do Trabalho, Ronaldo Fleury, a campanha é especialmente importante após as mudanças promovidas pela Lei 13.467/2017, a Lei da Reforma Trabalhista, que entrou em vigor em novembro do ano passado.  Agora, mais do que nunca, com a reforma e a força das assembleias das entidades sindicais imposta pela reforma trabalhista, caberá às entidades, aos seus dirigentes, mas principalmente a seus trabalhadores, papel extremamente importante, disse, em abertura do evento sobre a campanha. Segundo o procurador, um dos temas levados ao MPT pelas entidades de trabalhadores diz respeito às mudanças na contribuição sindical. Na avaliação da Coordenadoria Nacional de Defesa da Liberdade Sindical do MPT, as alterações na contribuição sindical promovidas pela reforma trabalhista são inconstitucionais. O Sinteac apoia a campanha, e entende que o trabalhador deve participar mais ativamente da vida do sindicato.Vamos acompanhar esta discussão de perto. Estamos aqui não só para lutar e preservar os seus direitos, mas para ser parceiro e oferecer benefícios a todos. A nossa maior preocupação é com o bem-estar do trabalhador!

Maio Lilás

A cor lilás é uma homenagem às 129 mulheres trabalhadoras, que foram trancadas e queimadas vivas em um incêndio criminoso numa fábrica de tecidos, em Nova Iorque (EUA), em 8 de março de 1857, por reivindicarem um salário justo e redução da jornada de trabalho. No momento do incêndio, era confeccionado um tecido de cor lilás.

Acesse o site www.reformadaclt.com.br  para obter informações para os trabalhadores e empregadores sobre as mudanças implementadas com a reforma trabalhista.

Confira também uma ilustração acerca da campanha e da valorização da ação sindical:

Data:08/05/2018