Notícias » PROTESTO NA UFJF

No último dia 13/05/2014 o SINTEAC esteve à frente de uma grande manifestação na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) em prol dos terceirizados da empresa PH Serviços. A matéria publicada no portal G1 resume o fato:

" Funcionários da empresa que presta serviços de limpeza e manutenção para a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) fecharam, nesta manhã de terça-feira (13), o portão norte do campus, que fica na saída para o Bairro São Pedro. Os trabalhadores se reuniram com o pró-reitor de Planejamento e Gestão, Alexandre Zanini, para definir a forma de pagamento dos salários após a falência da prestadora do serviço.

Nesta segunda-feira (12), o Reitor Henrique Duque afirmou que a UFJF arcaria com o salário dos funcionários. No início desta tarde foi publicada uma nota oficial sobre o assunto no site da UFJF. (Veja a íntegra abaixo). Com relação à empresa que fica em Belo Horizonte e em Juiz de Fora, o G1 ligou para números disponíveis, mas as ligações não foram atendidas.

Durante o protesto, os cerca de 500 funcionários interditaram a pista e queimaram os uniformes de trabalho. Eles estão sem saber quando vão receber o salário do mês, já que a empresa faliu.

“A gente não recebeu e até agora ninguém veio falar com a gente sobre o nosso salário”, disse a auxiliar de serviços gerais Kate Bernardino. “Nós queremos o nosso salário. Nós somos dignos. Somos trabalhadores. A gente levanta às 5h para ir trabalhar, para ser tratado assim?”, questionou Nicéia Aparecida, auxiliar de serviços gerais.

Os trabalhadores questionam que não receberam nenhuma satisfação sobre os motivos da falência. Segundo o Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Asseio, Conservação e Limpeza Urbana de Juiz de Fora (Sinteac), a situação da empresa já não era boa há pelo menos um mês.

O diretor do Sinteac Sergio Ribeiro disse, ainda, que a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) já sabia do caso. Será discutida, também com a UFJF, a continuidade do trabalho nos próximos dias. “A intenção de muitos aqui é não vir amanhã. Eles vão trabalhar aqui para receber de quem? Da Universidade? Eles não são empregados da Universidade. Vamos ver o que a gente resolve com a Universidade”, disse Sérgio Ribeiro.

Confira a íntegra da nota:
"A Administração Superior da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) se reuniu na manhã desta terça-feira, 13, com representantes dos trabalhadores terceirizados da empresa PH Service para esclarecer sobre as condutas que serão adotadas para resolver o problema causado pelo anúncio de falência da empresa e a consequente interrupção dos pagamentos.

Em reunião na Procuradoria Regional do Trabalho na tarde desta segunda-feira, 12, representantes da PH firmaram um comunicado formal de encerramento das atividades de prestação de serviço. Este documento foi apresentado à UFJF pelos representantes do Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Asseio, Conservação e Limpeza Urbana de Juiz de Fora (Sinteac) na manhã desta terça. Em função disso, a Administração Superior da UFJF se comprometeu a assegurar o pagamento dos direitos trabalhistas e verbas remuneratórias dos 463 funcionários prestadores de serviços vinculados aos cinco contratos que a Universidade mantinha com esta empresa. É importante ressaltar que este número representa 2% dos contratos que a PH mantém com órgãos federais em todo o país.

Os contratos já foram encerrados com a PH para que novas contratações em caráter emergencial possam ser realizadas. Até que as novas empresas sejam regularizadas, a Universidade arcará com os salários. Isso só será possível em função da jurisprudência do Supremo Tribunal Federal (STF), que na semana passada tomou a mesma decisão".

(http://g1.globo.com/mg/zona-da-mata/noticia/2014/05/funcionarios-terceirizados-fecham-entrada-da-ufjf-em-protesto.html)

Data:14/05/2014