Notícias » Reunião com Reitoria da UFJF

Na tarde de ontem, através de videoconferência, o Assessor e o advogado do SINTEAC, André Cunha e Rodrigo Gabriel respectivamente, representando o Presidente da entidade, Sérgio Félix, estiveram reunidos com o Reitor da Universidade Federal de Juiz de Fora, professor Marcus David e a Vice-Reitora, professora Girlene Alves, além de representantes do SINTUFEJUF e a APES. Na pauta da reunião, solicitada pelo SINTEAC, estava a discussão das mais de 300 demissões dos trabalhadores terceirizados que prestam serviços para a Universidade, devido à necessária adequação de gastos oriundos dos cortes orçamentários da Instituição. A entidade sindical se mostrou preocupada com o quantitativo de funcionários desligados, bem como quais seriam os critérios de desligamento desses colaboradores, haja visto que muitos estão prestando serviços na Universidade há anos e teriam dificuldade de se realocar no mercado de trabalho.

O Reitor inicialmente expôs que os gestores dos contratos estariam estudando como seriam feitos os cortes em cada unidade, de modo a manter sempre o mínimo de trabalhadores em cada setor. Mas também alegou que poderia haver uma esperança de abrandar as demissões, caso haja uma recomposição orçamentária vinda do Congresso, e a possível utilização das Medidas Provisórias 1.045/2021 e 1.046/2021, questionada pelo Sindicato.

Por fim, a Reitoria da UFJF se colocou à disposição do SINTEAC para futuros debates, até mesmo com a presença dos empregadores, no intuito de dirimir os impasses.

SINTEAC, COMPROMISSO COM O TRABALHADOR!

Data:05/05/2021