Notícias » SINTEAC promove palestra sobre Conciliação

O Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Asseio, Conservação e Limpeza Urbana de Juiz de Fora - MG (Sinteac) promoveu nesta quarta-feira, dia 19 de março, a palestra "Conciliação Trabalhista: Perspectivas e desafios", proferida pela juíza Martha Halfeld Furtado de Mendonça Schmidt, titular da 3ª Vara do Trabalho de Juiz de Fora.

Para Sérgio Félix, presidente do Sinteac, a conciliação trabalhista é um tema importante a ser discutido não somente na Semana Nacional da Conciliação (iniciativa que acontece uma vez por ano, coordenada pelo CNJ), mas sim o ano inteiro. O principal objetivo da palestra foi alertar os trabalhadores, empresários, advogados e pessoas envolvidas com questões trabalhistas da necessidade e da importância da conciliação. “Nós temos que tirar esse mito, principalmente na classe trabalhadora, que na conciliação o trabalhador está perdendo, enquanto o patronal pensa que está fazendo um favor”, alerta Sérgio Félix. “Muitas das vezes os trabalhadores, advogados e os próprios juízes vão para a audiência armados, quando a melhor solução seria a conciliação”, completa.

Durante a palestra, a juíza Martha Halfeld F. de Mendonça Schmidt apontou pontos importantes para a mudanças de paradigmas acerca da conciliação trabalhista. “A conciliação e a mediação é a construção de uma justiça mais humanizada”, declarou.

Após a palestra, houve um momento solene de entrega de homenagens com a intenção de condecorar diversos setores da cadeia produtiva nacional, uma vez que os trabalhadores em empresas de asseio estão inseridos em todos eles. “O seguimento de asseio e conservação é o único segmento que está inserido em toda a cadeira produtiva nacional. Por isso as escolhas dos homenageados, se homenageássemos apenas um setor seria injusto”, afirmou o presidente do SINTEAC.

Os homenageados foram, o Desembargador do TRT, José Miguel de Campos (aposentado), a juíza Martha Halfeld Furtado de Mendonça Schmidt, o reitor da Universidade Federal de Juiz de Fora, professor Henrique Duque de Miranda Chaves Filho, a secretária de Administração e Recursos Humanos da Prefeitura do município, Andréa Madeira Goresk, o presidente da Federação dos Empregados em Turismo e Hospitalidade de Minas, Paulo Roberto da Silva, e a delegada da 1ª Delegacia Regional da Polícia Civil de Minas, Sheila Aparecida Pedrosa de Mello Oliveira.

Confira as fotos do evento: http://www.sinteacjf.com.br/detalhes-galeria/8/a/evento--conciliao-trabalhista

Data:19/03/2014